domingo, 9 de março de 2014

O Papel Pedagógico do Designer Instrucional na Elaboração de Cursos Virtuais


Há muito tempo o homem é impulsionado a novos formatos de aprender e ensinar. Atualmente, reformulando o pensar sobre local e tempo, bem como, apropriando-se de novas tecnologias. Para tais avanços educacionais observa-se a atuação de diversos profissionais na produção de um curso a distância, todos eles trabalhando para a qualidade da educação. Dentre os profissionais envolvidos temos o designer instrucional, que possui papel fundamental na organização e implementação de um curso. Conforme Filatro (2008, p.3),
 [...] definimos design instrucional como a ação intencional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de promover, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução como o processo (conjunto de atividades) de identificar um problema (uma necessidade) de aprendizagem e desenhar, implementar e avaliar uma solução para esse problema.
                O designer instrucional é o profissional responsável pelo planejamento e implementação de situações de aprendizagem, realizando o processo de planejar cursos, participando também do gerenciamento, desenvolvimento e execução. Com isso, esse profissional está em intensa comunicação com outros profissionais, como o conteudista, revisor, professor formador, tutores, web designer, designer gráfico, animador, dentre outros. Dentre as atribuições do designer instrucional, podemos destacar sua primazia na área pedagógica, indispensável na produção de materiais educacionais. O designer instrucional deve usar conhecimentos pedagógicos e socioculturais, dando atenção às inteligências múltiplas, estilos de aprendizagem, concepções de avaliação, para com isso organizar o curso e os materiais, devendo usar de conhecimentos pedagógicos e da criatividade, além de diversificar no uso de atividades e mídias para que o curso seja interativo e dinâmico (GORGULHO JÚNIOR, 2012).
            Os projeto em EaD deve possuir objetivos educacionais claros, e se deve considerar o público alvo, as necessidades, concepções de planejamento, avaliação, estratégias pedagógicas e trabalho em equipe visando o alcance de um produto final significativo que contribua com a interação por meio das tecnologias e a aprendizagem dos envolvidos no processo. Sobre o designer instrucional nesse processo pedagógico podemos destacar que se espera dele “um profissional com perfil interdisciplinar, em especial nas áreas da educação, comunicação e tecnologia, articulando várias funções”. (MOREIRA, 2008, p.373). Nesse sentido, o designer instrucional deve estar conectado com diversos conhecimentos e atuando de forma comunicativa com o restante da equipe de produção, analisando e propondo materiais didáticos com situações de aprendizagem que permita satisfatoriamente a educação à distância de forma qualitativa, primando por um produto final que atenda as necessidades educacionais de forma frutífera de todos os estudantes.


    Prof Flavio Silva
Filósofo (PUC-SP) e Pedagogo 
(UNINOVE-SP), estudante de pós 
graduação em Designer Instrucional 
(UNIFEI) Educação Ambiental (UFLA)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
GORGULHO JÚNIOR, José Hamilton Chaves. O designer instrucional e a equipe multidisciplinar. Ed. Storbem; Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2012.
KENSKI, V. M.; BARBOSA, A. C. L. S. Gestão de pós-graduação a distância: curso de especialização em designer instrucional para educação on-line. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Porto Alegre, 2007. Anais... Porto Alegre: Anpae, 2007.12 p.
MOREIRA, M. G. A composição e o funcionamento da equipe de produção. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Org.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008, p.370-378.

SILVEIRA, Sidnei Renato; CANDOTTI, Clarissa Tarragô; FALKEMBACH, Gilse Morgental; GELLER, Marlise. Aplicação de Aspectos de Design Instrucional na Elaboração de Materiais Didáticos Digitais para Educação a Distância. Revista D. Porto Alegre, n. 3, p. 77-96, 2011.

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